Business Partner para a Gestão Estratégica de Recursos Humanos


Melhor escola de negócios do Brasil segundo o Ranking QS Stars

Excelência em ensino, educação online, empregabilidade e educação em gestão e negócios.


APRESENTAÇÃO


O curso de Business Partner da FIA já se configura como uma formação essencial para o profissional enfrentar os desafios de sua atuação no mercado. O curso é fundamental para fortalecer a capacidade estratégica de sua equipe de RH, permitindo uma integração eficaz entre as metas organizacionais e as práticas de gestão de pessoas. Investir no desenvolvimento dessas habilidades não só impulsiona o crescimento da empresa, mas também eleva o perfil e o sucesso profissional de cada colaborador envolvido. Fortaleça a sua equipe e garanta agora um futuro promissor para a sua organização.

 

Um estudo realizado pela Deloitte mostrou que 80% das organizações consideram o papel do Business Partner de Recursos Humanos como crucial para o sucesso da empresa. Isso destaca ainda mais a importância desse curso para capacitar os profissionais a desempenharem eficazmente essa função estratégica.

 

O curso é voltado para a compreensão das atribuições e papéis de Business Partner na Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Nele, serão abordadas as competências pessoais e profissionais necessárias para que o consultor seja reconhecido como um efetivo parceiro de negócios.




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SOBRE A FIA BUSINESS SCHOOL


A FIA Business School está entre as escolas de negócios mais prestigiadas do mundo. Obteve a nota máxima e o nível Excelente em ensino, educação online, empregabilidade e educação em gestão e negócios pelo Ranking QS Stars. É credenciada internacionalmente e há mais de 40 anos atua com excelência em consultoria e educação executiva.

 

Credenciamentos e Afiliações


SOBRE O PROGEP – FIA


O PROGEP foi lançado em 1998 por iniciativa de professores da área de recursos humanos do Departamento de Administração da FEA-USP, com o objetivo de difundir os temas da área com base na competência e expertise acumuladas ao longo de suas carreiras. O PROGEP se propõe a ser o principal centro de referência em estudos, pesquisa, educação executiva e consultoria no campo da gestão de pessoas nas organizações. O programa mobiliza acadêmicos e profissionais que atuam na área para produzir e difundir conhecimento teoricamente fundamentado e permanentemente atualizado. Busca-se com isso atender às demandas daqueles que reconhecem a importância do desenvolvimento das pessoas para o sucesso das empresas e o crescimento econômico e social do país.

 

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OBJETIVOS

O curso destacará:

  • Métodos necessários para a prática de Business Partner;
  • Habilidades técnicas e comportamentais imprescindíveis para essa atuação;
  • Modelo organizacional de Recursos Humanos que permite a ação de Business Partner;
  • Papéis dos demais agentes no modelo de Business Partner;
  • Principais processos de gestão estratégica de RH nos quais o Business Partner é protagonista.

 

PÚBLICO-ALVO

Gestores de Recursos Humanos, consultores internos e externos, demais profissionais cuja atuação implique relacionar as estratégias de negócio com as políticas e práticas de gestão de pessoas na organização.

 

CARGA HORÁRIA: 40 horas

  • EAD Ao vivo, Presencial ou Híbrido, conforme a necessidade da sua empresa.

 

TEMAS ABORDADOS

  1. O Conceito e a Prática da Consultoria Interna na Gestão Estratégica de RH
  2. Diferentes modelos de Consultoria Interna na Gestão de Pessoas
  3. O Papel do BP na transição entre o operacional e o estratégico
  4. A Relação do BP com a Liderança e o Gestor de Linha
  5. Gestão da Cultura e da Mudança Organizacional
  6. Comunicação Não Violenta nas relações do BP
  7. Escuta Ativa, Credibilidade e Influência do Consultor Interno

 


METODOLOGIA

Aplicamos um mix de técnicas pedagógicas, com ênfase em procedimentos interativos pré-formatados. A escolha desta metodologia visa intensificar a participação e relacionar os conceitos transmitidos com situações que remetam a experiência concreta de trabalho, aos problemas organizacionais e seus procedimentos resolutivos. Isto é possível pelo uso de técnicas de simulação, casos, debates estruturados, entre outras.

 

DIFERENCIAIS

  • Professores especializados em cada tema e com ampla experiência no mercado
  • Uso de métodos ativos incentivando ampla participação dos alunos
  • Suporte de tecnologia e infraestrutura à disposição
  • Professor assistente dedicado exclusivamente à turma
  • Salas com equipamentos de última geração
  • Reconhecimento da marca FIA - referência em educação com qualidade e excelência há mais de 40 anos
  • Ambientes flexíveis de aprendizagem e expertise em aulas online e híbridas
  • Modalidades distintas: presencial, EaD, assíncrono e híbrido conforme a necessidade da sua empresa
  • Curso customizado para a sua empresa
  • Certificação do PROGEP – FIA amplamente reconhecida junto à comunidade de Recursos Humanos. Expertise em análises baseadas em teorias consolidadas e resultados de pesquisas empíricas como a FEEX – FIA Employee Experience 
  • Curso tradicional específico de formação de HRBPs aberto oferecido para turmas semestrais sobre o tema desde 2019
  • Disciplina sobre HRBP oferecida para executivos e líderes dos MBAs da FIA há mais de dez anos

 

NETWORKING FIA

Faça parte da Comunidade FIA Alumni e construa uma rede sólida de relacionamentos e troca de aprendizados e experiências.

 

CERTIFICADO FIA

Os aprovados receberão o Certificado FIA Business School.

 

CORPO DOCENTE

  • Os professores do curso são referência no Brasil em estudos sobre Gestão Estratégica de Recursos Humanos, sobre o papel das Lideranças e do profissional de RH na empresa contemporânea.
  • Atuaram ou implantaram modelos de Business Partner em organizações brasileiras.
  • São dirigentes de recursos humanos em empresas de destaque no campo da GRH.

 

COORDENADORES DO PROGEP – FIA


Prof. Dr. André Luiz Fischer – Professor Livre-Docente aposentado da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP. Supervisor de projetos de pesquisa e consultoria da FIA. Coordenador dos cursos MBA Recursos Humanos e Especialização em Gestão de Pessoas da FIA, entre outros. Consultor de empresas, docente e pesquisador nas áreas de tendências e novos modelos de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, gestão da cultura e do clima organizacional. Coordenador da pesquisa anual FEEX - FIA Employee Experience, que classifica anualmente as empresas que recebem o prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar, uma iniciativa da FIA em parceria com o Jornal O Estado de SP.

Prof. Dr. Joel Souza Dutra – Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças. Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas PROGEP/FIA